CAMDA - A força do campo!

Fazenda Experimental

POR Bruno Esdras Bassan, 21 ABR, 2020
21 ABR

Com 186 ha dimensionados nos seguimentos agrícola, pecuária e viveiro, a fazenda Experimental Camda tem capacidade para mais de 500 mil mudas com 64 variedades de árvores nativas, eucalipto, palmito pupunha, mogno africano, mudas de coco anão e sementes de café, com certificação e termo de conformidade estabelecidos pelo Mapa.

Com o uso de sementes de qualidade aliada à prática de Coffea Arábica e Coffea Canephora, utilizadas nas mudas de café enxertadas e sem enxerto, conforme normas exigidas, estaleiros elevados e 100% de utilização de substrato na produção de mudas.

Em nossa unidade pós-colheita de café, a produção de sementes é armazenada em câmara fria, que é uma unidade conservadora de material genético de uso imediato com potencial de uso futuro, onde ocorre o descarte e excessos, o que diferencia das que não interessa ao melhoramento genético.

O potencial genético de uma cultivar é expresso, na lavoura, através do ótimo desenvolvimento das sementes. Destacam-se em nossa área agrícola os demonstrativos in loco para que o cooperado possa averiguar qual variedade mais se destaca em resistência e qualidade na atual situação climática.

A fazenda disponibiliza uma área experimental destinada às empresas para difundir na região tecnologia e fornecer ao cooperado amparo e incentivo, repassando também novas possibilidades para o cultivo de café e as mais diversas culturas. Não podendo deixar de apontar as importantes feiras comerciais que a Camda realiza na fazenda: Exposoja e Reproducamda. Além disso, possui uma estrutura completa de curral com tronco de contenção e balança digital, bretes de contenção para cursos de inseminação, rédeas e doma racional; pastos rotacionados para criação de gado PO e comercial; ordenha mecânica, alta tecnologia na produção de bezerros por FIV e uma ampla área para confinamento.)