CAMDA - A força do campo!

Sorgo: o cereal de alto potencial de produção

POR ROBERTA MARCHIOTI, 20 DEZ, 2021
20 DEZ

O sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench), é um cereal que vem ganhando grande expansão agrícola nos últimos anos, devido seu alto potencial de produção de grãos e matéria seca.

A cultura é conhecida por sua utilização na alimentação animal, também é rica em matéria-prima para alimento humano, como a farinha de sorgo. Rica em fibras, ácidos fenólicos e tanino.

Agronomicamente, o cultivo pode ser classificado em quatro tipos: sorgo granífero, sorgo sacarino, sorgo vassoura e sorgo forrageiro.

O sorgo é uma planta bastante resistente a altas temperaturas, se desenvolvendo, inclusive, em condições consideradas desfavoráveis para o cultivo de outros cereais. Se adapta facilmente a locais áridos e com escassez de chuva, suportando altos níveis de radiação solar. Geralmente a planta se desenvolve bem com, no máximo 38º C, e no mínimo, 16º C. Apresenta também um sistema radicular abundante e profundo e permite cultivar a rebrota.

Uma boa produtividade do sorgo é possível em solos ricos em matéria orgânica, que contam com boa drenagem, acidez corrigida, pH entre 5,5 e 6,5, umidade média e topografia plana. Também é capaz de se adaptar a vários tipos de solo, desde argilosos até arenosos.

A adubação de plantio deve ser realizada após resultados da análise de solo, devendo ser realizada antes da implementação da cultura. O sorgo tem grande exigência nutricional de nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Grande parte do fósforo e nitrôgenio são translocados para os grãos. Portanto, a incorporação dos restos culturais da plantação pode devolver ao solo parte dos nutrientes contidos na palhada, como potássio, cálcio e magnésio.

Contudo, mesmo com a manutenção da palhada na lavoura, faz-se necessária a reposição desses nutrientes em cultivos seguintes.

Para realizar o plantio na época correta, o produtor tem que optar se o cultivo será de verão ou de safrinha. Se optar por cultivo de verão, sua semeadura é realizada no início do período chuvoso. Já no cultivo de safrinha, o plantio é realizado logo em seguida à colheita da safra normal.

O sorgo pode ser plantado através do plantio convencional (quando o solo é arado, gradeado e nivelado) ou pelo plantio direto na palhada, com o mínimo de revolvimento do solo.

A semeadura da cultura pode ser feita com o mesmo maquinário usado para soja, arroz, trigo, ou outros grãos. A semente do sorgo é pequena, sendo necessário realizar seu plantio mais superficial, a uma profundidade de 3-5 cm.

 

Então cooperado, se pretende obter uma cultura com rendimentos elevados, conheça seu solo, faça o planejamento e manejo adequado da cultura. Para quaisquer dúvidas procure uma de nossas filiais!

Equipe do Laboratório de

Análises Agronômicas Camda

(18) 3502.3400

(18) 99116.8868