CAMDA - A força do campo!

Uva: cuidados no plantio, sucesso na colheita

POR ROBERTA MARCHIOTI, 17 SET, 2021
17 SET

A videira é uma planta trepadeira da família das vitáceas cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho.

A uva oferece muitos benefícios à saúde por conter substâncias antioxidantes que combatem a ação de radicais livres, possui propriedade anti-inflamatória, reduz a ocorrência de infarto, câncer e derrame, apresenta vitaminas do complexo B e vitamina C, contém minerais, como cálcio, fósforo, ferro, manganês e enxofre e protege o coração. Esta fruta pode ser consumida in natura, sucos, geleias e vinho.

A escolha da variedade a ser plantada vai depender da finalidade do fruto, se pra ser consumido in natura, pra sucos, ou para algum tipo de processamento. Outro fator importante é a região, em relação a clima e temperatura. Algumas variedades se adaptam melhor a climas quentes e outras em climas mais amenos.

A videira se desenvolve melhor em temperaturas que estão entre 15ºC e 30ºC. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, mas preferivelmente na época das chuvas, onde não será necessária muita irrigação, a planta necessita um pouco mais de água para que se desenvolva melhor. Alguns produtores optam pelo plantio na época de estiagem utilizando de irrigação, para evitar problemas com doenças e tratamentos fitossanitários.

Para o cultivo das videiras, o solo deve ser ligeiramente argiloso ou arenoso, e bem adubado, mantendo o pH na faixa de 5 a 6, por isso é muito importante fazer um acompanhamento da fertilidade do solo através de análise do solo, para que a adubação esteja sempre correta.

O solo deve ser de boa drenagem, pois as raízes não são resistentes a umidade, podendo apodrecer ou adoecer. Também é importante que a área seja protegida de ventos fortes, com a implantação de plantas que formem uma barreira de quebra vento. O vento forte danifica a brotação e faz com que a planta cresça deformada e com dificuldade de se agarrar na parreira.

Após a escolha da variedade e do preparo do solo, é muito importante adquirir mudas em viveiros de confiança e licenciados para a garantia da qualidade das mudas.

Os espaçamentos de entre linhas e entre plantas varia de acordo com o tipo de manejo, o mais utilizado é de 3m x 2m que rende cerca de 1.666 plantas por hectare.

Nas extremidades de cada linha é necessária a colocação de mourões mais reforçados, e para cada planta uma estaca sem a necessidade de ser tão forte, podendo ser utilizado até mesmo o bambu. Nos mourões das cantoneiras devem ser fixados com três fios de arames reforçados para que consigam sustentar as parreiras.

A análise mineral de planta é outra informação importante para se fazer a recomendação de adubação, mas para isso, tem que se fazer uma amostragem correta. A época adequada para amostragem é no final do período de florescimento, onde o solo da área a ser amostrada, deve ser o mais homogêneo possível, coletar amostras da mesma variedade, com a mesma idade e que representem a média da plantação. Coletar as folhas, juntamente com o pecíolo, na posição oposta ao primeiro cacho, a partir da base do ramo. Coletar uma folha por planta, num total de 50 a 100 folhas/ha para formar uma amostra e colocar em saco de papel; identificar as amostras e enviá-las, imediatamente, para um laboratório.

Do momento do plantio até a primeira colheita cheia, o produtor deve encarar um período de três anos. No primeiro ano de plantio, já será possível colher alguns cachos de uva, porém não o suficiente para manter uma produção. É indicado também que eles sejam retirados já que, no início da plantação, é necessário que a planta crie estruturas para as colheitas seguintes.

O cultivo da videira demanda alguns cuidados, mais acima de tudo tem um bom retorno, e por ser uma cultura perene a plantação dura muitos anos e com o manejo correto o lucro é certo. Procure uma filial Camda, tire suas dúvidas e terá uma ótima plantação.

Equipe do Laboratório de

Análises Agronômicas Camda

(18) 3502.3400

(18) 99116.8868